Acidentes e prevenção de operações de solda elétrica

- Oct 27, 2018-

A soldagem elétrica, também conhecida como solda a arco, é o efeito de calor de arco gerado pelo equipamento de solda, que faz com que a seção transversal do metal soldado seja aquecida localmente e derretida até um estado líquido, de modo que o metal originalmente separado seja combinado processo conjunto firme e não removível. De acordo com o processo de soldagem, a soldagem a arco pode ser dividida em soldagem automática, soldagem semiautomática e soldagem manual. A soldagem automática e a soldagem semi-automática são usadas principalmente para a fabricação de equipamentos mecânicos de grande porte. O equipamento é instalado na oficina e o local de trabalho é relativamente fixo. A soldagem manual não é limitada pelas condições do local de trabalho e tem boa flexibilidade. Atualmente é usado para construção ao ar livre ao ar livre. Existem mais trabalhos de casa. Devido à grande diferença nos locais de trabalho, o trabalho é acompanhado pela geração de eletricidade, luz, calor e chamas abertas, portanto, há vários riscos no trabalho de soldagem.

Principais riscos das operações de soldagem

Primeiro, é fácil causar choque elétrico

1. Durante o processo de soldagem, o soldador deve freqüentemente trocar a haste de soldagem e ajustar a corrente de soldagem. A operação deve entrar em contato direto com o eletrodo e a placa, e a fonte de energia de soldagem é normalmente 220V / 380V. Quando o dispositivo de proteção de segurança elétrica está com defeito, os produtos de proteção do trabalho não são qualificados. Quando o operador violar os regulamentos, isso pode causar um choque elétrico. Se soldado em um recipiente de metal, em um tubo ou em um local úmido, o risco de choque elétrico é maior.

2. Quando a máquina de solda é descarregada, a tensão do enrolamento secundário é geralmente de 60 ~ 90V. Como a tensão não é alta, é facilmente ignorada pelo soldador, mas sua tensão excede a tensão segura especificada de 36V, ainda há algum perigo. Suponha que a tensão sem carga da máquina de solda seja de 70V e que as pessoas trabalhem em ambientes de alta temperatura e umidade. Neste momento, a resistência do corpo humano R é de cerca de 1600Ω. Se o soldador tocar a mandíbula, a corrente I através do corpo humano é: I = V / R = 70/1600 = 44Ma Sob a ação dessa corrente, a mão do soldador ficará paralisada, o que pode causar um choque elétrico.

3. Porque o trabalho da soldadura é principalmente no ar aberto, a máquina de soldadura, o fio de soldadura e a linha eléctrica são na maior parte no ambiente da alta temperatura, da umidade (canteiro de obras) e da poeira, e o fogão é sobrecarregado frequentemente, que faz a linha eléctrica e elétrica O desempenho da isolação é reduzido, o que é fácil de causar acidentes com vazamentos.

Em segundo lugar, é fácil causar acidentes de incêndio e explosão

Devido ao arco ou chama aberta durante a soldagem, é muito fácil causar incêndio ao trabalhar em locais com materiais inflamáveis. Especialmente na área de dispositivos inflamáveis e explosivos (incluindo fossos, trincheiras, valas, etc.), é mais perigoso soldar em contêineres, torres, tanques e tubulações que tenham armazenado meios inflamáveis e explosivos. Ainda há muitos casos de acidentes deste lado. Por exemplo, o acidente de incêndio catastrófico "12-25" em Luoyang em 2000 deveu-se ao trabalho de soldagem ilegal nos prédios comerciais. O mau gerenciamento fez com que os objetos inflamáveis ao redor pegassem fogo, o que causou um total de 309 mortes. Em 26 de maio de 2003, a Dongfang Chemical Plant de Pequim providenciou para que o soldador soldasse a porca do bujão da tampa do bujão do trem-tanque que havia armazenado e transportado o acrilato de metila. Desde que o petroleiro não foi limpo e substituído de antemão, antes do fogo Nenhuma análise do gás combustível no caminhão de tanque, sem qualquer medida, resultou no tanque piscando, a tampa de bueiro foi aberta, e o soldador foi morto.

Em terceiro lugar, fácil de causar queimaduras

Se ocorrer formação de arco ou escória de metal durante o processo de soldagem, se o soldador não estiver usando macacões de proteção, luvas e calçados para soldagem, especialmente quando estiver soldando em locais altos, devido a respingos de faíscas, se não forem tomadas medidas de isolamento protetor. É fácil causar queimaduras na pele do soldador ou do pessoal de construção sob a superfície de trabalho.

Em quarto lugar, fácil de causar oftalmia eletro-óptica

Devido à forte luz visível e uma grande quantidade de raios ultravioletas invisíveis durante a soldagem, tem um forte efeito estimulante sobre os olhos humanos. A irradiação direta a longo prazo pode causar dor ocular, fotofobia, lacrimejamento, medo do vento, etc., o que pode levar à conjuntiva e inflamação da córnea (comumente conhecida como oftalmia eletro-óptica).

Em quinto lugar, com o papel da radiação de luz

A luz de arco gerada durante a soldagem contém raios infravermelhos, raios ultravioleta e luz visível, e tem um efeito de radiação no corpo humano. Raios infravermelhos têm a função de radiação de calor. Ao soldar em ambiente de alta temperatura, é fácil causar insolação nos trabalhadores. A luz ultravioleta tem ação fotoquímica e danifica a pele humana. Ao mesmo tempo, a exposição à pele exposta por um longo período também causará descamação da pele, e a exposição a longo prazo à luz visível fará com que a Visão diminua.

Em sexto lugar, fácil de produzir gases nocivos e fumaça

Como a temperatura do arco gerada durante o processo de soldagem atinge 4200 ° C ou acima, a gaseificação, evaporação e condensação ocorrem após a soldagem do núcleo do eletrodo, o revestimento e a soldagem de metal e uma grande quantidade de óxido de cromo e fumaça prejudicial. ; A alta temperatura da radiação forte e leve também faz com que o ar circundante gere gases tóxicos, como ozônio e óxidos de nitrogênio. Engajado em soldagem elétrica por um longo tempo em más condições de ventilação. Estes gases e vapores tóxicos são inalados pelo corpo humano e têm um certo impacto na saúde humana.

Em sétimo lugar, existe o risco de cair quando se trabalha em altura

Devido às necessidades de construção, o soldador deve sempre subir a operação de soldagem. Se as medidas de controle de queda anti-ar não forem bem feitas, o andaime não é padronizado e não será usado após a aceitação; o trabalho será levado contra o objeto para evitar o objeto; a consciência de proteção de segurança pessoal do soldador não é forte. Se você não usar um capacete de segurança ou um cinto de segurança ao escalar o trabalho, poderá causar um acidente de alta queda se encontrar uma caminhada acidental ou objetos inesperados.

Oitavo, fácil de causar envenenamento, sufocamento

Os soldadores geralmente precisam entrar em locais fechados ou semifechados de recipientes metálicos, equipamentos, tubulações, torres, tanques de armazenamento etc. Se o meio tóxico e prejudicial e o gás inerte forem armazenados, transportados ou produzidos, uma vez que o trabalho é mal administrado, as medidas de proteção não estão em vigor. É fácil causar envenenamento ou falta de oxigênio nos trabalhadores. Esse fenômeno ocorre principalmente nas indústrias de refino e química.

Medidas de proteção de trabalho de soldagem

Primeiro, medidas anti-choque

O princípio geral é tomar medidas de segurança, como isolamento, proteção, isolamento, proteção contra vazamento e proteção pessoal, para evitar que o corpo humano toque no corpo carregado. Os métodos específicos são:

1. Melhore o desempenho de isolamento do equipamento de solda elétrica e fiação. O equipamento de soldagem e o cabo de força usado devem ser qualificados. O desempenho da isolação elétrica deve ser compatível com o nível de tensão, o ambiente circundante e as condições de operação. A máquina de solda deve ser equipada com pessoal especial para manutenção diária e manutenção para evitar sol e chuva. O desempenho de isolamento elétrico do soldador é reduzido.

2. Quando o soldador não consertar, mover o local de trabalho, trocar a junta ou substituir o dispositivo de segurança, a energia deve ser cortada antes da operação.

3. Ao instalar a fonte de alimentação ao soldador, não se esqueça de instalar o protetor de vazamento ao mesmo tempo para garantir que a pessoa desligará automaticamente quando ocorrer o choque elétrico. Ao soldar em contêineres úmidos ou metálicos, equipamentos e componentes, é necessário selecionar um protetor de vazamento com uma corrente operacional nominal não superior a 15 mA e um tempo de operação nominal inferior a 0,1 segundo.

4. As medidas de aterramento de proteção ou de zeramento devem ser tomadas para as extremidades do alojamento da máquina de solda e dos fios condutores do enrolamento secundário. Quando a fonte de alimentação é um sistema trifásico de três fios ou um sistema monofásico, o fio de aterramento de proteção deve ser instalado e seu valor de resistência não deve exceder 4 Ω. Quando a fonte de alimentação é um sistema de aterramento neutro trifásico de quatro fios, o fio neutro de proteção deve ser instalado.

5. Fortalecer a educação do conhecimento de segurança de eletricidade dos trabalhadores e conscientização de autoproteção. É necessário usar calçados isolados e luvas isolantes especiais ao soldar trabalhos. É proibido aplicar soldagem ao ar livre em dias chuvosos; em locais especialmente úmidos, as pessoas devem ficar em madeira seca ou folhas de isolamento de borracha.

6. É proibido o uso de estruturas metálicas, tubos, trilhos e outras conexões de metal para o fio. Soldando em recipientes de metal ou em locais particularmente úmidos, o fornecimento de iluminação pública deve usar uma tensão segura de menos de 12V.

Em segundo lugar, medidas de prevenção de incêndios e explosões

1. Soldagem em locais inflamáveis e explosivos, previamente, a permissão de operação de incêndio deve ser tratada antecipadamente de acordo com os regulamentos e aprovada pelos departamentos relevantes.

Depois de concordar em trabalhar, devemos implementar estritamente os "três sem fogo".

2. Se existem materiais inflamáveis ou explosivos sob e ao redor da inspeção antes da soldagem formal, se existem substâncias anti-corrosivas, como tinta na superfície de trabalho, se houver, devem ser devidamente manuseadas com antecedência. Para operações de soldagem na área de produção adjacente e na área do tanque de óleo, um firewall deve ser construído; Se houver solda em alta altitude, ela deve ser isolada com amianto ou ferro para evitar que Marte espirre.

3. Se a soldagem for realizada em contêineres, equipamentos ou tubulações que produzam, armazenem e transportem um meio inflamável e explosivo, é necessário verificar se os equipamentos e tubulações conectados a ela estão fechados ou selados com placas cegas antes da soldagem; Purgar, limpar, substituir, amostrar e testar, após a soldagem, pode ser soldado.

Em terceiro lugar, medidas anti-queima

1. Os soldadores devem usar macacões de proteção, luvas isoladas e sapatos isolados para soldadores quando soldarem. Ao usar solda de alta corrente, as pinças de solda devem estar equipadas com uma capa protetora.

2. As peças a serem soldadas devem ser cobertas com placa de amianto a tempo de evitar o contato direto entre os pés e o corpo e causar queimaduras.

3. As cabeças do eletrodo a serem substituídas durante a soldagem de alta altitude devem ser empilhadas de maneira centralizada e não devem ser jogadas fora para evitar queimaduras nos trabalhadores abaixo.

4. Use óculos de proteção ao limpar a escória de solda; Ao realizar soldagem aérea ou soldagem horizontal em alta altitude, devido a fortes salpicos de Marte, medidas de proteção de isolamento devem ser tomadas.

Quarto, medidas para prevenir a oftalmia eletro-óptica

Dependendo do tamanho da corrente de soldagem, filtros de máscara adequados devem ser usados no momento certo. Outro pessoal da indústria de soldagem deve usar olhais de proteção coloridos durante a soldagem.

Quinto, medidas de prevenção de radiação

Soldadores e trabalhadores ao redor devem usar equipamentos de proteção durante a soldagem. É proibido o uso de máscara de solda elétrica sem observação direta da luz de arco sem o uso de espelho colorido; para minimizar a exposição da pele, é proibido o uso de shorts e agachamentos curtos para solda elétrica no verão; e aplicar o creme de proteção UV na pele exposta.

Em sexto lugar, medidas para evitar gases nocivos e fumaça

1. Projete razoavelmente o processo de soldagem, tente usar o processo de formação de dupla face de soldagem de lado único para reduzir a quantidade de soldagem no recipiente de metal.

2. Se o trabalho de soldagem é realizado em um recipiente pequeno ou fechado, medidas de ventilação forçada devem ser tomadas para reduzir a concentração de gases nocivos e fuligem no espaço de trabalho.

3. Use soldagem automática e soldagem semi-automática, em vez de soldagem manual, tanto quanto possível para reduzir a chance de soldar a exposição do pessoal a gases nocivos e fumaça.

4. Use hastes de solda com baixo teor de poeira e baixa toxicidade para reduzir o conteúdo nocivo de poeira no espaço de trabalho.

5. Ao soldar, o soldador e outras pessoas ao redor devem usar máscaras à prova de poeira para reduzir a inalação de fumaça e poeira.

Sétima, medidas de queda anti-alta

Os soldadores devem realizar exames físicos regulares. Qualquer pessoa com histórico de hipertensão, doenças cardíacas, epilepsia, etc. é proibida de subir. Quando o soldador sobe, ele deve apertar corretamente o cinto de segurança e usar um capacete de segurança. Antes da soldagem, verifique o ponto de operação de subida e o ambiente ao redor, verifique se a base está estável, segura * e se as instalações de proteção de segurança, como andaimes, atendem aos requisitos de segurança. Se necessário, puxe uma rede de segurança para baixo e ao redor do trabalho. Medidas de proteção de isolamento devem ser tomadas quando se trata de entregar e desligar.

Oitavo, anti-envenenamento, medidas de sufocação

1. Onde a soldagem é realizada em locais fechados ou semi-fechados, tais como recipientes, equipamentos, tubulações, torres, tanques, etc., que são armazenados, transportados ou produzidos com meio tóxico e prejudicial ou gás inerte, todo o equipamento de processo conectado a deve ser cortado antes da operação. Limpeza, purga, substituição, e de acordo com as disposições da permissão de operação do equipamento, após amostragem e análise, qualificadas para entrar na operação.

2. Em circunstâncias normais, deve ser analisado uma vez a cada 4 vezes. Se as condições mudarem, elas devem ser amostradas e analisadas a qualquer momento. Ao mesmo tempo, o local também deve ser equipado com uma quantidade adequada de respirador de ar (oxigênio) para uso emergencial.

3. O processo de operação deve ser executado por uma monitoração de segurança de pessoa especial, e o soldador deve girar o trabalho em intervalos regulares. Para equipamentos com forte estanqueidade e ausência de oxigênio, use ventilação forçada para suplementar oxigênio (não é permitido oxigênio direto) para evitar hipóxia e asfixia.

Https://www.safttofootwear.com