Perigos eletrostáticos e eliminação de empresas químicas

- Nov 08, 2018-

A eletricidade estática pode ser onipresente em nossas vidas. Há uma alta voltagem eletrostática em torno do nosso corpo. Para alguns equipamentos sensíveis, especialmente em empresas químicas, essa tensão pode ser fatal.


Embora a energia eletrostática não seja grande, é fácil descarregar devido à alta voltagem e ocorre uma faísca estática. Em locais onde líquidos inflamáveis, gases, misturas explosivas de vapor ou misturas explosivas de pó e fibras podem causar incêndio ou explosão devido a faíscas estáticas.


Um choque elétrico causado pela eletricidade estática pode ocorrer quando o corpo humano se aproxima de um objeto carregado ou quando um corpo humano eletrostaticamente carregado se aproxima do corpo de aterramento. Como a energia da eletricidade estática é geralmente pequena, o choque elétrico causado pela eletricidade estática gerada durante o processo de produção não é diretamente fatal, mas o corpo humano pode causar um segundo acidente, como queda ou queda, devido a choque elétrico. Choques elétricos também podem sobrecarregar o pessoal e dificultar o trabalho.


Em alguns processos de produção, a eletricidade estática não é eliminada, o que prejudicará a produção ou reduzirá a qualidade do produto. Ao mesmo tempo, a eletricidade estática pode causar o mau funcionamento de componentes eletrônicos, causando o mau funcionamento de alguns dispositivos eletrônicos.


Na produção de empresas químicas, o meio na maioria das instalações de produção é caracterizado por inflamabilidade e explosividade. A energia necessária para inflamar essas substâncias é extremamente baixa. A fraca faísca estática gerada no corpo humano e no equipamento de produção pode causar incêndio e explosão. Os acidentes têm sérios danos à segurança dos funcionários e à segurança da produção.


Portanto, a atenção diária das empresas químicas nas operações de produção é:


1. É necessário adotar continuamente métodos como atualização de equipamentos e melhoria de processos para reduzir ao máximo o acúmulo de eletricidade estática no processo de produção.


2. A operação de aterramento eletrostático de equipamentos e ferramentas móveis deve ser feita antes do início da operação do processo ou do transporte.


3. A verificação de segurança da conexão de aterramento é baseada principalmente na auto-inspeção do posto de produção, e o valor da resistência de aterramento é medido e registrado.


4. Os trabalhadores usam sapatos antiestáticos e roupas antiestáticas.