Sapatos de segurança desempenho e uso de conhecimento

- Oct 30, 2018-

O desempenho do calçado de proteção deve ser realizado de acordo com os padrões nacionais ou regulamentos locais e industriais. Também pode ser selecionado de acordo com o tipo de lesão protetora e ambiente de trabalho. Por exemplo, os fatores de risco no ambiente de trabalho são principalmente danos eletrostáticos, e o local de trabalho é o solo condutor. , considere o uso de sapatos condutores.

Os calçados de proteção de desempenho elétrico são calçados de proteção para proteção dos pés em equipamentos de proteção individual, incluindo calçados antiestáticos, calçados condutivos e calçados eletricamente isolados, que podem evitar danos por estática e choque elétrico.

O dano da eletricidade estática ao corpo humano

O dano da eletricidade estática ao corpo humano é: causar obstáculos psicológicos, gerar medo, causar acidentes, queimaduras na pele e dermatites devido ao choque eletrostático. O principal perigo da eletricidade estática é que os acidentes industriais inflamáveis e explosivos põem em risco a vida dos trabalhadores e causam perdas significativas nas instalações de produção.

O choque elétrico é um acidente industrial comum e pode ser dividido em contato elétrico e danos elétricos sem contato. A primeira é principalmente uma lesão atual, que pode danificar os tecidos internos do corpo humano, como o coração, o sistema respiratório e o sistema nervoso. Pessoas mais leves têm um senso de acupuntura e percussão, e há tremores, convulsões, pressão alta e arritmia até o coma; em casos graves, pode ocorrer fibrilação ventricular, parada cardíaca, parada respiratória e morte. Este último é principalmente a lesão do arco, que é caracterizada por eletrocautério, queimaduras elétricas, carbonização da pele e severos músculos, ossos e órgãos internos.

A fisiologia eletrofisiológica dos pesquisadores mostrou que a corrente perceptual humana foi de 1,1 mA para homens adultos e 0,7 mA para mulheres adultas; a corrente para adultos foi de 16 mA e a média para fêmeas adultas foi de 10,5 mA. Quando a corrente de choque elétrico é maior que a corrente, o choque elétrico não pode se livrar ativamente da fonte de alimentação. Se não houver força externa, o tempo de choque elétrico será prolongado e o risco de morte ocorrerá. Mãos e pés são as partes mais vulneráveis do corpo através do corpo.

Classificação de calçados de proteção de desempenho elétrico

Sapatos anti-estáticos e sapatos condutores podem ser divididos em sapatos de couro e sapatos de sola de borracha de acordo com os materiais. Sapatos de couro podem ser divididos em tipo de adesivo, tipo de injeção e tipo de moldagem de acordo com o processo de produção. Sapatos eletricamente isolados podem ser divididos em sapatos de couro, sapatos de borracha de pano, sapatos de borracha e sapatos de plástico de acordo com o material. Sapatos de couro podem ser divididos em tipo de adesivo, tipo de moldagem, tipo de injeção e tipo de costura de acordo com o processo de produção. Sapatos antiestáticos são calçados de proteção que podem eliminar o acúmulo de eletricidade estática no corpo humano e evitar choques elétricos causados por fontes de alimentação abaixo de 250V. Os calçados condutivos têm boa condutividade elétrica e podem eliminar o acúmulo de eletricidade estática no corpo humano em um curto espaço de tempo, e só podem ser usados para os calçados de proteção sem o perigo de choque elétrico. Sapatos eletricamente isolados são calçados de proteção que podem isolar os pés das pessoas de objetos vivos e evitar choques elétricos.

Requisitos técnicos para calçado de proteção

Sapatos antiestáticos e sapatos condutores de acordo com GB4385-1995 "sapatos anti-estáticos, requisitos técnicos de sapatos condutivos", a faixa de valor de resistência é 100k ~ 1000M e não mais do que 100k. Entre eles, sapatos de couro devem atender aos requisitos da GB1002-1005; as solas de borracha de pano devem cumprir as exigências de HG / T2495. O principal desempenho técnico de calçados anti-estáticos e calçados condutivos, além do desempenho elétrico, há também o desgaste da sola, a aderência da tira e a parte superior, a dobra da sola, o desgaste da sola, a resistência à casca dos sapatos e assim por diante.

Sapatos eletricamente isolados devem estar de acordo com as provisões do GB12011-2000 "Condições Técnicas Gerais para Calçados Eletricamente Isolados". As propriedades elétricas de sapatas isolantes elétricas e calços isolantes elétricos são as seguintes: Quando a corrente de fuga é de 0,3 mA / kV, os requisitos da Tabela 1 devem ser atendidos.

As propriedades elétricas das botas de borracha eletricamente isolantes e da sapata polimérica eletricamente isolante são: quando a corrente de fuga é de 0,4 mA / kV, os requisitos da Tabela 2 devem ser atendidos.

Além das propriedades elétricas, o principal desempenho técnico dos calçados eletricamente isolados é a força de aderência da parte superior e da tira, as propriedades de tração da parte superior, a força de aderência da parte superior e do tecido, a resistência à dobra da sola desgaste da sola, a força de descascar dos sapatos e a infiltração de água. Sexo e assim por diante.

Escolha de calçados de proteção de desempenho elétrico

A instalação de calçado de proteção de desempenho elétrico deve estar de acordo com o Padrão Nacional GB11651-1989 "Regras para a Seleção de Produtos de Proteção do Trabalho" e os "Padrões para a Provisão de Equipamentos de Proteção de Trabalho (Trial)" emitidos pelo Estado Econômico e Comercial Comissão em 6 de março de 2000 ou as disposições relevantes do setor local e da indústria. A execução também pode ser selecionada de acordo com o tipo de lesão de proteção e ambiente de trabalho. Por exemplo, os fatores de risco no ambiente de trabalho são principalmente danos eletrostáticos, e o local de trabalho é um terreno condutor; você pode considerar o uso de calçados condutivos; e pode haver baixa voltagem (250V ou menos) choque elétrico Para locais de trabalho perigosos, e o local de trabalho é terra antiestática, podem ser considerados calçados antiestáticos. Sapatos antiestáticos e calçados condutivos são usados principalmente nas indústrias petroquímica, farmacêutica e eletrônica. Se o principal fator de risco no ambiente de trabalho for choque elétrico, calçados de isolamento elétrico devem ser usados durante o trabalho ao vivo.

Além disso, os usuários podem escolher diferentes calçados elétricos de desempenho de acordo com o ambiente de trabalho. Por exemplo, na maioria das indústrias eletrônica e farmacêutica, o ambiente é relativamente limpo e a intensidade do trabalho é relativamente baixa (menos móvel). Os sapatos antiestáticos ou sapatos condutores na superfície de borracha podem ser usados, o que é leve, confortável e respirável. A indústria petroquímica, incluindo as estações de reabastecimento (gás), o ambiente de trabalho é mais complicado, a intensidade do trabalho é relativamente alta (mais caminhada), sapatos antiestáticos ou calçados condutores podem ser usados, o que é mais resistente a sujeira e desgaste. Da mesma forma, num local de trabalho com uma voltagem de frequência de energia igual ou inferior a 1 kV, e o ambiente é relativamente seco, podem ser seleccionados calços isolantes eléctricos ou sapatos isolantes eléctricos com uma tensão suportável de 15 kV ou menos. No local de trabalho onde a voltagem da frequência de energia está acima de 1kV, ou o ambiente é úmido, você pode usar botas de borracha isolantes elétricas ou botas plásticas de isolação elétrica com uma voltagem de 15kV ou superior. Em uso, os regulamentos para procedimentos de trabalho de segurança elétrica (DL408 e DL409) também devem ser estritamente observados.

Calçado de couro calçado de desempenho de proteção elétrica também pode ser selecionado de acordo com as preferências do usuário, diferentes processos de produção e produtos de qualidade de aparência. Atualmente, os mais comuns são os sapatos de couro adesivos e injetáveis. A maioria dos sapatos de couro do tipo costura são de fundo de pneu e sapatos com isolamento anti-lã, e os sapatos moldados raramente são usados agora. Qualidade da aparência é geralmente mais fácil de julgar, como se há deficiência, cor irregular, agulha pesada, ponto de salto, linha quebrada, código de ponto irregular, se há cola aberta, off-line, sola e superfície de borracha Persulfur, sob enxofre, spray de enxofre, etc. A qualidade intrínseca precisa verificar o certificado de inspeção de fábrica do produto. É melhor verificar o relatório de inspeção emitido pela agência de inspeção terceirizada aprovada pelo departamento do governo nacional como base para julgar a qualidade do produto.

Logotipo de calçado de proteção de desempenho elétrico

Sapatos antiestáticos, calçados condutivos e calçados eletricamente isolados são todos equipamentos especiais de proteção. O Estado implementa um sistema de gerenciamento de produção e gerenciamento de marcas de segurança para artigos especiais de proteção de trabalho. As empresas de produção de tais produtos devem obter o certificado de marca de segurança e a licença de produção de produto industrial emitida pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Sinal de Segurança de Produtos Especiais de Proteção de Trabalho antes que possam produzir e vender durante o período de validade do certificado. Além disso, o fabricante também deve levar a marca no produto e embalagem de acordo com o padrão, com o manual do produto e certificado, bem como a marca de segurança e QS.

A sola exterior, a palmilha ou a superfície superior dos sapatos anti-estáticos e dos sapatos condutivos devem ter os seguintes sinais: "anti-estática" / "condutora" na sola; Código padrão "GB4385"; selo de inspeção; marca comercial; Sapatos tipo sapato. O pacote do produto deve ter um código padrão, nome da fábrica, nome do produto, marca,

Tamanho do sapato, marca registrada, instruções de uso, data de fabricação e número de lote de produção. Os produtos de calçados eletricamente isolados (botas) devem ter as seguintes marcações: na parte superior ou na sola de cada par de sapatos, deve haver um número padrão, tipo de isolamento elétrico (ou EH Inglês), marca de raio e valor de tensão suportável; nome do fabricante, tamanho do calçado, nome do produto ou marca, data de produção e desempenho de isolamento elétrico, inspeção de fábrica e selo. O pacote do produto deve ter o número padrão, o nome do fabricante, o nome do produto (exemplo: sapatos de isolamento de couro de vaca 6kV), número de sapato, marca comercial, instruções de uso, etc.

Ao comprar os produtos acima, a empresa deve exigir que o revendedor produza o relatório de teste do lote de produtos, bem como o certificado de marca de segurança e a licença de produção do fabricante do produto, e arquive o registro.

Use calçado de proteção

Ao usar sapatos antiestáticos e sapatos condutores, você não deve usar meias de lã isoladas ou palmilhas com isolamento acolchoado ao mesmo tempo. O local onde os sapatos antiestáticos são usados deve ser um piso antiestático, e o local onde os sapatos condutores são usados deve ser um piso condutivo. Durante o processo de desgaste, o teste de resistência deve ser realizado uma vez por menos de 200h. Armazenar em local seco e bem ventilado para evitar contato com óleo, ácidos, álcalis ou outros materiais corrosivos. Calculados a partir da data de produção, os produtos que estão em uso há mais de 18 meses devem ser testados quanto ao desempenho elétrico de acordo com as normas e devem ser vendidos e utilizados de acordo com os requisitos.

Ao usar calçados isolantes elétricos e calçados isolantes elétricos, o ambiente de trabalho deve manter a parte superior seca. Use calçados eletricamente isolados para evitar o contato com objetos pontiagudos, alta temperatura e substâncias corrosivas, para evitar que os sapatos sejam danificados e afetem o desempenho elétrico. Onde há corrosão ou dano no fundo, ele não pode mais ser usado como um sapato eletricamente isolado. Calculado a partir da data de produção, os produtos que estão em uso há mais de 24 meses devem ser submetidos a inspeções preventivas de desempenho elétrico. Somente aqueles que atendem aos requisitos podem ser eletricamente isolados e vendidos. Cada resultado de teste preventivo é válido por no máximo 6 meses.

Além disso, os usuários podem escolher diferentes calçados elétricos de desempenho de acordo com o ambiente de trabalho. Por exemplo, na maioria das indústrias eletrônica e farmacêutica, o ambiente é relativamente limpo e a intensidade do trabalho é relativamente baixa (menos móvel). Os sapatos antiestáticos ou sapatos condutores na superfície de borracha podem ser usados, o que é leve, confortável e respirável. A indústria petroquímica, incluindo as estações de reabastecimento (gás), o ambiente de trabalho é mais complicado, a intensidade do trabalho é relativamente alta (mais caminhada), sapatos antiestáticos ou calçados condutores podem ser usados, o que é mais resistente a sujeira e desgaste. Da mesma forma, num local de trabalho com uma voltagem de frequência de energia igual ou inferior a 1 kV, e o ambiente é relativamente seco, podem ser seleccionados calços isolantes eléctricos ou sapatos isolantes eléctricos com uma tensão suportável de 15 kV ou menos. No local de trabalho onde a voltagem da frequência de energia está acima de 1kV, ou o ambiente é úmido, você pode usar botas de borracha isolantes elétricas ou botas plásticas de isolação elétrica com uma voltagem de 15kV ou superior. Em uso, os regulamentos do Regulamento de Trabalho de Segurança Elétrica (DL408 e DL409) também devem ser estritamente observados.