Alguns métodos errados de antiestático na fábrica de produtos eletrônicos

- Nov 20, 2018-


A eletricidade estática é um fenômeno físico comum. Quando dois materiais diferentes são friccionados, uma carga eletrostática é gerada por causa da transferência de elétrons. Objetos que recebem elétrons são carregados negativamente, e objetos que perdem elétrons são carregados positivamente. Esse processo é chamado de carga triboelétrica.


O dano da descarga eletrostática ao dispositivo não pode ser ignorado. Algumas estatísticas mostram que a perda econômica causada pelo dano estático dos produtos eletrônicos todos os dias no mundo pode chegar a mais de um milhão de dólares, cerca de 5 bilhões de dólares por ano. Os produtos de um fabricante de dispositivos CMOS de grande escala retornaram ao dispositivo devido a problemas de qualidade nos primeiros sete meses após o envio e 28% estavam diretamente relacionados a danos eletrostáticos, representando a maior taxa de falhas. Portanto, todas as fábricas de produtos eletrônicos têm requisitos antiestáticos muito altos.



Em muitas fábricas de eletrônicos, eles usam muitos produtos antiestáticos. Por que estão ocorrendo danos estáticos? Vamos falar sobre os métodos comuns antiestáticos comuns nas fábricas.


1. Nenhum equipamento de teste antiestático do produto


O erro mais comum é que muitas empresas compraram muitos produtos antiestáticos, mas não compraram alguns instrumentos de teste de produtos antiestáticos comuns. Sabemos que cada produto tem um certo período de uso, a qualidade é boa ou ruim, se não há equipamento de teste comum, não sabemos se o produto está danificado, a qualidade é boa. Isso não alcançará efeitos antiestáticos.


2. A ligação à terra não é boa


uma. O sistema antiestático deve ter um dispositivo de aterramento independente e confiável. A resistência de aterramento deve ser menor que 10Ω. Os métodos de incorporação e teste devem atender aos requisitos do GBJ97.


b. O fio terra antiestático não deve ser conectado à linha neutra da fonte de alimentação e não deve ser compartilhado com o fio terra de proteção contra raios. Porque os raios e outros fenômenos afetarão o desempenho e a segurança pessoal do produto através do circuito.


c. Use o sistema trifásico de cinco fios para fornecer energia e seu fio terra pode ser usado como fio terra antiestático (mas o fio neutro e o fio terra não devem ser misturados).


d. A área da seção transversal da linha principal de aterramento não deve ser inferior a 100mm2; a área da seção transversal da linha troncal não deve ser menor que 6mm2; a linha de aterramento do equipamento e da bancada de trabalho deve ser um fio revestido de plástico de múltiplos filamentos com uma área de seção transversal de pelo menos 1,25 mm2 e a cor do fio de aterramento deve ser verde-amarelado. É apropriado.


e. O método de conexão da linha principal de aterramento deve ser brasado.


f. Terminais de conexão de equipamentos antiestáticos devem garantir contato confiável, fácil de instalar e desmontar, e permitir o uso de vários conectores de encaixe, como grampos de lula, plugues, etc.


g. O alarme de monitoramento do sistema de aterramento deve ser instalado no local de trabalho, onde o valor da resistência de aterramento é alto.


3. Use produtos antiestáticos como produtos comuns


Muitas empresas utilizam produtos antiestáticos como produtos comuns, pensando que os produtos não são deformados e podem ser usados sem quebrar. Na verdade, isso é um mal-entendido. Por exemplo, uma pulseira antiestática só pode ser usada por alguns meses. Quando usado por um período de tempo, a aparência não pode ser danificada, mas a pulseira é freqüentemente quebrada durante o teste.


4. Não preste atenção às meias e palmilhas


Geralmente as pessoas usam sapatos anti-estáticos, mas também usam meias ou palmilhas, pessoas que são propensas a suar, essas meias e palmilhas também levam à eletricidade estática, mas algumas pessoas que não são fáceis de suar se usam anti-estática antiestática pinças -static E a palmilha almofada, esta meia e palmilha não pode levar a eletricidade estática, de modo que a eletricidade estática do corpo humano não pode ser introduzida na terra através dos sapatos. Portanto, o "Testador Integrado de Resistência do Corpo Humano" é colocado na entrada da sala da máquina ou do edifício da fábrica. O testador abrangente do corpo humano pode detectar com rapidez e precisão aqueles que usam calçados antiestáticos não qualificados, meias e palmilhas de proteção. Os trabalhadores são aconselhados a usar chinelos anti-estáticos no verão, sem usar pinças. No inverno, eles podem usar meias de algodão, mas não meias de nylon.


5. Use apenas calçados antiestáticos sem roupas antiestáticas


Além de usar sapatos antiestáticos, as pessoas devem usar macacões antiestáticos para controlar melhor a eletricidade estática do corpo humano. Porque roupas também podem transportar um alto grau de eletricidade estática, especialmente a maioria das roupas atuais são fibras químicas, podem produzir milhares de volts de eletricidade estática.


6. Use apenas roupas antiestáticas sem chinelos antiestáticos


Alguns experimentos mostraram que as pessoas usam apenas macacões anti-estáticos, como não usar sapatos anti-estáticos e não muito bom chão anti-estático, efeito anti-estático é muito pobre.


7. Roupas antiestáticas e sapatos são usados, mas não há piso antiestático e nenhuma pulseira anti-estática


Sabemos que a eletricidade estática do corpo humano deve ser guiada através dos sapatos antiestáticos ou através da pulseira. Se o piso antiestático e a pulseira antiestática não estiverem disponíveis, a eletricidade estática da pessoa será difícil de afastar. É melhor para empresas qualificadas ter piso anti-estático e pulseiras antiestáticas. Empresas incondicionais devem ter pelo menos uma pulseira anti-estática.


8. Uso incorreto das correias de pulso


Como a pulseira é relativamente fácil de danificar, ela deve ser testada todos os dias. Uma boa pulseira também será muito solta e não condutiva porque o trabalhador a usa. Portanto, o melhor método é monitorar o monitor de pulso com um monitor on-line a qualquer momento. No entanto, existem muitas empresas que nem sequer têm um testador de pulseira. Uma pulseira não é usada há mais de um ano, portanto não é eficaz.