Tipos de calçado de segurança geral e precauções de utilização

- Oct 22, 2018-


Existem muitos tipos de calçado para o seguro de trabalho, tais como protecção dos dedos, prevenção de perfurações, isolamento, resistência à corrosão, antiderrapante e semelhantes. Pode ser descrito como uma variedade de coisas, quase em toda parte.

Toe sapatos à prova de esmagamento

Os sapatos anti-esmagamento, que são calçados de segurança que protegem os dedos dos pés, são calçados que fornecem proteção adequada para ocupações que possam causar lesões nos dedos dos pés. Os sapatos anti-esmagamento são usados em uma ampla gama de indústrias, como construção, manuseio e produção. Os sapatos anti-quebra de qualidade são altamente exigidos em matérias-primas, materiais auxiliares, materiais químicos e equipamentos mecânicos no processo de produção. A resistência ao impacto e a resistência à pressão do baotou frontal devem ser boas. O revestimento interno geralmente adota metal leve, sua resistência, resistência ao impacto, etc. devem ser testados caso a caso para atender aos padrões especificados.

Sapatos isolados

A função dos sapatos isolados é evitar o choque elétrico causado pela corrente elétrica que passa pelo corpo humano e pela terra quando o operador elétrico fica em choque. Sapatos isolados são essenciais para trabalhos elétricos de alta tensão. Sapatos eletricamente isolados são calçados de proteção que podem isolar os pés das pessoas de objetos vivos e evitar choques elétricos. De acordo com a faixa de pressão, existem vários tipos de calçados isolados, como 20kV, 6kV e 5kV, que devem ser selecionados de acordo com a faixa de trabalho. Sapatos isolados devem ser inspecionados e mantidos com freqüência. Se os sapatos isolados estiverem molhados, eles devem ser suspensos. Depois de estar úmido, coloque-os em um local fresco e ventilado e aguarde a secagem natural do ar. Se as solas forem danificadas por objetos estranhos, elas não devem ser usadas como sapatos isolados.

Sapatos anti-estáticos

O corpo humano é uma das fontes mais comuns de perigos eletrostáticos. Sapatos antiestáticos e sapatos condutores podem eliminar o acúmulo de eletricidade estática no corpo humano, mas o ambiente e o método de usar os dois sapatos são diferentes. Sapatos antiestáticos são frequentemente usados em conjunto com roupas antiestáticas para evitar choques elétricos acidentais de correntes abaixo de 250V. O local de uso deve ser terra anti-estática. Este tipo de calçado de segurança de trabalho está equipado com uma sola anti-estática, e todo o calçado não utiliza metal para reduzir a possibilidade de fricção e incêndio.

Sapatos resistentes a facadas

Os sapatos resistentes a facadas são usados principalmente para proteção efetiva das solas dos pés, evitando que as solas sejam esfaqueadas por vários objetos afiados e duros, e são adequados para mineração, maquinaria, construção, metalurgia, colheita, transporte e outras indústrias. Uma chapa de aço é colocada sobre a sola para evitar que a nitidez e os objetos pontiagudos perfurem a sola para causar danos à parte inferior do pé do trabalhador. O padrão para sapatos anti-piercing na China exige que a força anti-perfuração da sola precise ≥1100N, e a abertura com o diâmetro máximo de 3mm para fixar a almofada anti-perfuração à sola não deve exceder três, e não deve estar localizado na sola do pé.


O uso de calçados de segurança é selecionado de acordo com o ambiente de trabalho real do trabalho. Ao mesmo tempo, é necessário analisar e selecionar de forma abrangente os produtos de segurança adequados, de acordo com o coeficiente de risco e o grau do ambiente de trabalho. Quando tiver concluído essas inspeções, você também deve prestar atenção à seleção de calçados de segurança: os calçados de proteção devem ter certificação do produto e especificações do produto. Leia as instruções de acordo com as condições usadas antes de usar, e o método deve estar correto. Sapatos especiais de proteção devem ser inspecionados e mantidos limpos após o uso e armazenados em local seco e não poluente.

(1) Além do tipo apropriado de calçado de proteção, é importante encaixar o pé e torná-lo confortável de usar. É importante selecionar cuidadosamente o tamanho adequado do calçado.

(2) Os sapatos de proteção devem ter um desenho antideslizante, não apenas para proteger os pés das pessoas contra ferimentos, mas também para evitar acidentes causados pelo deslizamento do operador.

(3) Todos os tipos de calçados de proteção com diferentes desempenhos devem atender aos indicadores técnicos de seus respectivos desempenhos de proteção, tais como os dedos não são machucados, as solas dos pés não são esfaqueadas e o isolamento é necessário. Mas os sapatos de segurança não são onipotentes.

(4) Uma inspeção ou teste cuidadoso deve ser realizado antes de usar calçados de proteção. Nas operações elétricas e ácido-base, os calçados de proteção danificados e rachados são perigosos.

(5) Sapatos de proteção devem ser mantidos adequadamente após o uso. Os sapatos de borracha devem ser enxaguados com água ou desinfetante e secos para prolongar a vida útil.

https://www.safttofootwear.com